sábado, 2 de maio de 2009

Rock News: 'A whiter shade of pale' é a canção mais executada na Inglaterra

Essa não deu para os Beatles, nem para os Rolling Stones ou o Queen. Segundo uma pesquisa realizada pela Rádio 2 da BBC, a canção mais executada nos espaços públicos da Inglaterra nos últimos 75 anos é "A whiter shade of pale", sucesso do grupo inglês Procol Harum em 1967.

Balada com tinturas clássicas, graças ao som de um órgão de igreja usado em sua introdução, "A whiter shade of pale" liderou a parada inglesa por seis semanas no ano de seu lançamento e, desde então, tem sido constantemente usada tanto em casamentos quanto em funerais.

Em segundo lugar na lista copilada pela BBC está "Bohemian rhapsody", lançada pelo Queen em 1975, e, curiosamente, canção alguma dos Beatles figura entre as dez mais.

Abaixo, a lista com as dez canções mais executadas em espaços públicos na Inglaterra:

1) Procol Harum - "A whiter shade of pale" (1967)
2) Queen - "Bohemian rhapsody" (1975)
3) Everly Brothers - "All I have to do is dream" (1958)
4) Wet Wet Wet - "Love is all around" (1994)
5) Bryan Adams - "(Everything I do) I do it for you" (1991)
6) Robbie Williams - "Angels" (1997)
7) Elvis Presley - "All shook up" (1957)
8) Abba - "Dancing queen" (1976)
9) Perry Como - "Magic moments" (1958)
10) Harry Lillis Crosby - "White Christmas" (1942)
fonte: O Globo


Quem me conhece sabe que não sou fã dessas listas do tipo Top Ten, principalmente se forem pesquisas feitas na internet. Aí a gente vê aquelas aberrações do tipo Maradona jogou mais que Pelé, sem contar as tendenciosas, maliciosamente manipuladas pelos quibes da vida. Mas Whiter é um clássico absoluto, digno de tal mérito.

Quanto a não ter nenhum som Beatle, Stone ou Floyd, devemos lembrar que não se trata de uma pesquisa qualitativa, mas quantitativa. Ainda assim, Hello Goodbye aparece em 11º lugar.

Whiter Shade of Pale é o tipo de música que não se faz mais, fruto de uma época única na história da música, na minha opinião a mais criativa. Prometo um dia falar mais dela, uma música que envolve várias curiosidades. Aí embaixo, o clip da criança, quando não se usava ainda efeitos babacas. Era só uma câmera na mão e um ácido na cabeça.


2 comentários:

Angelo disse...

Ola
boa tarde, apareci aqui por acaso, eu preciso fazer uma tradução dessa musica, e para isso, eu gostaria de saber a historia dela, ou as curiosidades que vc mencionou.
agradeço!
Parabens pelo blog!
Abraço

Caio Mattos disse...

Oi Angelo, valeu pela força, apareça sempre!

Bem, pra início de conversa, vc escolheu uma música bem difícil. A história dela é meio incerta. O compositor Keith Reid dizia que ela era sobre uma cena de filme e na época ele estava muito ligado ao surrealismo. Segundo ele a idéia era descrever uma cena, com um casal, um cenário, um tema... mas já acho que é viagem demais.

Para mais detalhes, dê uma olhada nesse site: http://www.songfacts.com/detail.php?id=1131

abraço!