sexta-feira, 17 de abril de 2009

Blog'n'Roll: Susan Boyle

Li o nome de Susan Boyle na internet umas 3 vezes até assistir seu video. As chamadas nos portais foram injustas com o teor do video e com a qualidade que ela mostrou. Dava a entender que era mais um daqueles programas tipo American Idol e uma bizarrice cantando muito mal.

Bom, se fosse isso, eu colocaria na coluna Show de Horrorres, mas é o contrário.

Susan é portadora de uma voz incrível, possui uma técnica vocal rara e surpreendeu a todos quando começou a cantar I Dreamed a Dream. Principalmente aos jurados. Sim, porque estamos falando de uma senhora solteirona, 47 anos, gordinha, grisalha, sombrancelhas grossas, desempregada e bem longe do que a mídia do entretenimento considerara atraente.

É deprimente a forma como os jurados (e o público também) olham para ela e como a tratam no momento que entra no palco e começa a responder às perguntas. A descrença geral é logo destruída quando ela solta a primeira nota. Logo as caras passam a ser de surpresa e também de arrependimento.

Agora caro leitor, pense comigo: ninguém começa a cantar assim aos 47 anos. Susan canta desde os 12 anos e com toda a certeza perdeu muitas chances por não ter o "visual adequado". Pela forma como dribla o veneno dos jurados, certamente aprendeu na marra a se defender do preconceito a que foi exposta com bom humor e sarcasmo. Ela diz também que quer ser cantora profissional e que nunca teve uma chance.

Segundo li hoje mesmo, já se fala em um álbum dela e convites para vários programas de entrevista já foram feitos. Claro, vai rolar um banho de loja, uma lipo, botox e outras recauchutagens, mas nada apaga o fato de que existem por aí milhares de outras Susans, cheias de talento, donas de técnicas raras, mas que perdem seu espaço para as Xuxas, Britneys, Madonnas e outras estátuas de cera que a mídia nos impõe. Isso pra não falar nas Mallus e Rouges e pipocam toda hora.

Sem querer ser baba ovo, mas já sendo, Susan Boyle já valeu minha sexta feira. Me inspira e me faz pensar que no fundo, ainda há esperança e mostra aos que acham que não se faz mais boa música que isso não é verdade. Há ainda muita gente boa por aí. Só lhes falta espaço.

Dessa vez não consegui incorporar o vídeo, o iutubiu não permitiu. Mas taí o link, com legendas. Imperdível!

http://www.youtube.com/watch?v=iFSqD3BVxSA

3 comentários:

Pablito Barros disse...

Esse vídeo me emocionou...
Obrigado por ter postado.

Josie disse...

Mais do que emocionante...
Uma amostra do que somos como seres humanos. E uma amostra do que podemos ser: alguém capaz de emocionar outro alguém (ou vários ou uma platéia ou o mundo)pelo que se é e não pelo que se tem ou se aparenta.
Um emocionante puxão de orelha!!!!

Zana Queiroz disse...

PUTA QUE PARIU!!!SEM PALAVRAS...mas o bacana é a confiança dela quando ela entra no palco...mesmo com as piadas e a cara do público ela passa uma confiança...tipo " eles vão se surpreender"