quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hoje no Rock: Beatles - Please Please Me

É complicado para a turma de hoje, acostumada aos USBs, Protools, Macs, V.Amps e outros bichos tecnológicos imaginar como era um estúdio de gravação no começo dos anos 60. Se você não sabe, eu digo: era bem diferente, com apenas 2 canais e praticamente nada de edição ou retoque.

Em dias onde uma banda leva anos (as vezes 15) para lançar um disco, em 11 de fevereiro de 1963 os Beatles reuniram-se para gravar seu primeiro Long Play, e o fizeram, pasmem, em apenas um dia de trabalho.

Na época eles eram apenas uma banda emergente de Liverpool e contavam apenas com Love Me Do entre as mais conhecidas do público em geral. Gravaram então todo o disco numa tacada só, com som direto, sem edições.

Segundo a lenda, Twist and Shout teria sido deixada para o final de propósito. A idéia era cansar a voz do John a ponto de ficar rouca o bastante, para poder dar o toque especial que a gravação ganhou.

O lançamento aconteceu somente no Reino Unido, mas em duas etapas: no dia 22 de março saiu a versão em mono, e em abril, no dia 26, a versão em estéreo. Sei que estou devendo a explicação de porque existiam duas discografias diferentes, nos EUA e na Inglaterra. Um dia, um dia...

Um comentário:

Zana Queiroz disse...

Caramba viu...fiquei curiosa agora...pode contando...rsrsrs


bjão