terça-feira, 3 de junho de 2008

Rock News: Morre aos 79 anos roqueiro Bo Diddley

Flórida (EUA) - Bo Diddley[bb], um dos músicos que na década de 50 contribuíram para criar e consolidar o rock 'n' roll, morreu esta segunda-feira aos 79 anos, na Flórida, EUA. Segundo um porta-voz do cantor e guitarrista norte-americano, a causa da morte foi insuficiência cardíaca.

A saúde do pioneiro do rock já estava bastante debilitada há algum tempo. Em 2007, Diddley passou por um infarte e um derrame cerebral.

É atribuído ao guitarrista a responsabilidade de ter efetuado a transição do blues para o rock 'n' roll. Bo Diddley, seu primeiro single, foi lançado em 1955.

Composições como I'm a Man, Hey Bo Diddley, Who do You Love?, Pretty Thing, Say Man e You Can't Judge a Book By the Cover são pérolas do cancioneiro do rock e canções que influenciaram gerações de roqueiros.

Sua guitarra quadrada, seus óculos e chapéu tornaram-se imagem iconográfica no imaginário roqueiro.
fonte: Terra


Bo Diddley foi batizado como Ellas Bates e, segundo alguns, ganhou esse apelido durante seu tempo como lutador de boxe. Desde menino recebeu aulas de violão e violino e teve como inspirador outro mestre do blues: John Lee Hooker.

Sua batida característica na guitarra é tida por muita gente boa como o elo perdido entre o blues e o rock, sendo imitada por vários guitarristas. Foi gravado por artistas como Clapton, Buddy Holly, Doors, Animals e Stones. Curiosamente, também foi grande influência na turma da surf music, tendo inclusive gravado uma chamada Bo Diddley's a Surfer.

Outra característica sua eram as guitarras quadradas (foto). Sempre achei que devia ser desconfortável pacas tocar com aquilo, mas a julgar pelo som que ele tirava... Pra vocês, fiz um pacotinho com duas dele, Im A Man e Bo Diddley (assim mesmo, homônima), no 4Shared.

Em 2007 Diddley sofreu um enfarto e um derrame, segundo médicos, possivelmente provocado pela diabetes. Desde então teve sua fala comprometida e vivia recluso.

Vai-se mais um pra festa do céu. Esse cara de guitarra quadrada e som redondo!

Nenhum comentário: