quarta-feira, 13 de julho de 2011

Hoje no Rock: Roger McGuinn, 69 anos

James Roger McGuinn nasceu em Illinois, Chicago, a terra do blues. Mas sua orientação sempre foi direcionada ao folk rock tradicional, sobretudo a partir dos anos em que passou na Chicago's Old Town School of Music, onde aprendeu banjode 5 cordas. Antes disso, já tocava guitarra, influenciado por Johnny Cash, Carl Perkins, Gene Vincent e, claro, Elvis.

Em 1962 ele passou a trabalhar como músico de estúdio e compositor para a TM Music, de Nova York, ganhando 35 dólares por semana. Lá teve a oportunidade de gravar com Judy Collins e Simon and Garfunkel. Nesta mesma época conheceu sua maior influencia: uma certa banda de Liverpool que ensaiava uma invasão à América.

Já na costa oeste, Roger passou a incluir músicas dos Beatles em seus shows, o que chamou a atenção de Gene Clark. Estava formado o núcleo do que seriam os Byrds.

Foi nos Byrds que a sonoridade da guitarra de Roger ficou mundialmente conhecida, com uma forma de dedilhar que ele batizou de jingle-jangle, que na verdade é uma adaptação da técnica do banjo. Esse som fica claro em músicas como Mr Tambourine Man, Eight Miles High e Turn Turn Turn (vídeo lá embaixo). Foi um dos popularizadores da clássica (e meu sonho de consumo) Rickenbaker 360-12.

Após sair dos Byrds em 1970, Roger lançou farto material solo, excursionou com Dylan (autor de muitas das músicas dos Byrds) e sempre esteve em evidência no mundo do folk.

Uma curiosidade: no começo de sua carreira, ele se apresentava como Jim McGuinn. Entretanto, em 1965 ele se envolveu com o Subud, uma filosofia da Indonésia que não julgava seu nome propício. Foi-lhe escolhida então a letra "R", com a qual seu novo nome deveria começar. Ele escolheu então o Roger e, coincidência ou não, a banda estourou.

Atualmente Roger continua na ativa, na vanguarda dos downloads gratuitos e tem em seu currículo mais de 20 albuns solo. É uma das minhas grandes influências, por sua voz e técnica na guitarra. Um daqueles caras pouco citados, mas indispensáveis na história do rock.

Nenhum comentário: