sábado, 23 de abril de 2011

Hoje no Rock: Sticky Fingers, 40 anos

Completam-se hoje 40 anos do lançamento de um dos mais celebrados e influentes discos da história. Trata-se de Sticky Fingers, dos Rolling Stones, nono álbum da banda e terceiro na sequência considerada o auge criativo da banda (Beggars Banquet, Let it Bleed, Sticky Fingers e Exile in Main St.).

Gravado parte nos EUA e parte na Inglaterra, o álbum começou a nascer durante a turné americana de 1970. Em um intervalos entre datas, a banda seguiu para o mítico Muscle Shoals Studio, no Alabama, responsável por gravações de gente como Aretha Franklin, Wilson Pickett e Staple Singers.

Durante as jams, clássicos como Brown Sugar e Wild Horses começaram a tomar forma. É o álbum stone em que a sonoridade mais se aproxima do som da Motown, que eles tanto idolatravam, muito em função da seção rítmica do próprio Muscle Shoals, que tocava com toda a turma da black music. Participam ainda nomes como Billy Preston, Pete Townsend, Ry Cooder, Bobby Keys e o inseparável Ian Stewart. A produção foi de Jimmy Miller. De volta à Inglaterra, as gravações foram retomadas no estúdio movel da banda.

Sticky Fingers é o primeiro álbum sem o guitarrista Brian Jones (morto em 1969) e o com a participação integral de seu subtituto, Mick Taylor. É também o primeiro após o traumático final de contrato com a Decca, quando os Stones passaram a utilizar seu próprio selo, o Rolling Stones Records com o indefectível logotipo da língua.

A capa foi ideia do artísta pop Andy Warhol. Apesar de muitas lendas rodarem por aí, a foto não é de Mick Jagger. Na verdade, não se sabe quem está na capa, já que foram fotografados vários modelos e não se sabe qual foi usado no final. A capa original trazia um ziper de verdade, mas reclamações de que estaria arranhando o vinil fizeram com que essa solução fosse abandonada mais tarde. Em alguns países, uma outra capa foi utilizada (aí em cima), com dedos saindo de uma lata com um líquido escuro. Eu, como designer, acho mais interessante!

Se você gosta do rock direto e sem frescuras, com as doses certas de blues e country (entre outras substâncias), Sticky Fingers é o disco para você. Destaque para Brown Sugar, Wild Horses, Dead Flowers e Moonlight Mile. Stones, no auge da forma! Aí embaixo, o tracklist.

Lado A
Brown Sugar
Sway
Wild Horses
Can't You Hear Me Knocking
You Gotta Move

Lado B
Bitch
I Got the Blues
Sister Morphine
Dead Flowers
Moonlight Mile


Nenhum comentário: