quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Na Vitrola: Shearwater

Folk, mas não muito. Essa foi a melhor definição que consegui encontrar para os americanos do Shearwater. Formada em 1999 pelos companheiros de banda Jonathan Meiburg e Will Sheff, a ideia era montar um projeto paralelo para sua banda original, a Okkervil River. A parceria não durou, mas o projeto sim.

Sheff deixou o projeto em 2001, quando entraram Kimberly Burke e Thor Harris. Mas deixemos os nomes de lado e vamos ao que interessa, que é a sonoridade da dos caras.

Para falar disso é importante dizer que Meiburg é biólogo, especialista em ornitolgia (estudo dos pássaros). Por isso todo o direcionamento da banda é para temas ligados à natureza, espécies ameaçadas e meio ambiente. O próprio nome, Shearwater, refere-se uma espécie de ave marinha, similar a uma gaivota.

Com 6 albuns gravados em 9 anos de estrada (ótima média para os dias de hoje) a banda mistura o folk rock com pitadas oitentistas e progressivas em longos instrumentais. O piano pesado é responsável pelo clima drámatico em boa parte das faixas, passando bem a mensagem de ameaça. A voz é outro ponto forte, muito bem casada com a percussão.

Lá em cima, a capa do último álbum dos caras, Golden Archipelgo, de 2009 (clica lá, clica lá!).

Clique aqui para ir no Myspace deles.

Um comentário:

Zanna disse...

Interessante... a temática é bem legal!