sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Hoje no Rock: 20 anos sem Raul Seixas

Tem determinados assuntos aqui no blog que são bem difíceis de comentar e escrever sobre. Aniversários de gente como Eric Clapton e John Lennon, ou mais recentemente, o aniversário de 40 anos do Festival de Woodstock são casos assim. Falar sobre a morte de Raul Seixas, além desses fatores complicantes tem um ainda maior: a idolatria cega.

Se você, caro leitor, é músico, sabe a raiva que a gente sente quando o público, insandecido, começa a gritar o maldito "Toca Raul". Não que nós não gostemos dele (pelo contrário), mas é a coisa de ter o cara (o Raul) vivo em todo e qualquer show de rock que acontece no Brasil.

E para mim, essa é a contribuição verdadeira do cara. Sim, eu acho que ele tem ótimas músicas, letras únicas e realmente mudou a cara do rock nacional. Merece toda a devoção dos fãs. O que não concordo é com a idolatria que determinadas pessoas dedicam a alguns artistas, como ele, Lennon, Jim Morrison, Elvis e agora, Michael Jackson.

Por que é essa idolatria que impede o fã de entender a obra do seu ídolo como um todo, considerando aí todos os altos e baixos, que no caso do Raul foram muitos. E é daí que vem outro fator que me deixa sempre indignado, mas não com os fãs e sim com a mídia em geral.

Me incomoda o tratamento que boa parte da mídia dá ao Raul. Se ela fala da morte da Elis Regina, era a "namoradinha" ou a "pimentinha", há todo um tratamento meloso e entristecido, esquecendo (ou querendo esquecer) dos reais motivos da sua precoce morte. Mas se por acaso falam do Raul, era o roqueiro decadente, alcoólatra, irreverente... Mesmo nos tributos que aparecerão hoje na mídia, até mesmo na especializada, vocês notarão esse tom, repreensivo. Podem reparar e depois comentem.

Ele era alcoólatra? Era, claro. Era o único? Lógico que não! Então qual o motivo desse tratamento diferenciado?

Anyway, tal como Woodstock, vocês lerão hoje e nos próximos dias muitas matérias sobre o cara e não vou gastar minhas teclas sobre esse tema porque ando sem paciência (ainda) e hoje tem show! Quem sabe lá no Street Ranger a Mustang não toca Raul?

Viva Raul!

6 comentários:

Anônimo disse...

O senhor parece-me sempre estar sem paciência, a propósito.
Concordo com a crítica, em partes. Mas o senhor é muito, mas muito rabugento mesmo.
Todavia, agradeço as postagens que comentam lançamentos de álbuns, ou álbuns mais antigos.
Peço que comente álbuns esquecidos, passados. Para que eu e outros leitores possam conhecer mais da música que os enhor admira. Mas poupe-nos um pouco da rabugice.

Caio Mattos disse...

Foi mal a rabugice Anonimo. Talvez esteja na hora mesmo de dar um tempo nesse blog, de repente a pilha ta acabando.

Sobre comentários sobre álbuns esquecidos, não me falta vontade, falta é tempo. E pra não botar um dado errado (ou impreciso) prefiro não por nada. Para cada post faço uma pesquisa detalhada para não dar mole e isso é trabalhoso e toma tempo.

De qualquer forma, infelizmente no momento não posso poupá-lo da minha rabujice. Faz o seguinte: basta não ler o blog. Crie um pra você e nos mande o endereço!

Abraço

Unknown disse...

Diferenças e birras acima vamos deixar a parte... }

Ano passado lembro de ter pedido uma notinha do Raul e tens razão.. os sites hj tem muita materia sobre ele... Mais gosto mesmo é da forma que vc Caio faz suas colocações...

Mais cada um tem seu modo de pensar, agir e expressar... e cada um a forma de interpretar.

Viva as diferenças!! e Viva o Maluco Beleza

Anônimo disse...

Humilde esse nosso blogueiro não?

Danfern disse...

Muito bem colocado esse paralelo com a Elis e essa questão do tratamento diferenciado pela mídia...

Muita gente fala que a Elis era toxicômana (ui, falei bonito agora, rs), mas nunca sai nada na mídia condenando ou sequer comentando isso...

Parece que escolhem a quem vão apontar o dedo e dizer "ele errou"...

Sim, o Raul errou - mas sei lá, sempre taxarem o cara como "porra louca bebum" e não mostrarem mais sobre o que ele foi, o que pensava, etc e tal, realmente é muito simplório...

E endeusar quem quer que seja (mesmo o John! rs) é bobagem. É tudo "cerumano", ninguém é perfeito e não dá pra artista algum ser brilhante o tempo todo.

Mas essa dos músicos não gostarem do "Toca Raul" pra mim é novidade... poxa, já virou tradição! rs

zanna disse...

Caiooooo....toca Raul?hehehehehehe

bju