segunda-feira, 2 de junho de 2008

Rock com Pipoca: DVD traz a íntegra de Pet Sounds, obra-prima dos Beach Boys

Lançado originalmente em 1966, Pet Sounds[bb] é até hoje considerado um dos melhores, senão o melhor, disco de rock de todos os tempos. Os Beach Boys, então, era considerado um grupinho familiar de surf music, formado por três irmãos (Brian, Dennis e Carl), um primo (Mike Love) e um amigo de infância (Al Jardine) e, exatamente nessa época, outro agregado (Bruce Johnston), que falava de carros e garotas. Mas, por trás dessa pretensa superficialidade, havia o gênio e (mais tarde) a loucura de Brian Wilson, que depois de ouvir o Rubber Soul (Beatles) decidiu que faria um disco melhor do que o dos rivais ingleses. E fez.

O álbum, com pouco menos de 40 minutos de duração, fez a cabeça de Lennon e McCartney e de quase todos na Inglaterra, embora tenha sido um fracasso nos Estados Unidos, onde a gravadora queria "músicas normais de surf" e não uma coleção de melodias intrincadas, arranjos elaborados e letras que passavam do otimismo a depressão, do otimismo ao rancor, contando tudo o que passava na cabeça de um rapaz, lá pelos seus 19 anos.

O DVD (Brian Wilson Presents Pet Sounds Live in London), (re)lançado agora pela Universal, mostra um Brian já recuperado dos graves problemas mentais causados pelas drogas, que o tiraram de circulação por anos, mas acompanhado de uma excelente banda (praticamente a mesma que acompanhou o artista quando esteve no Brasil em 2004), mostrando a íntegra da sua obra-prima na Inglaterra, em 2002.

O som 5.1, as performances excelentes (melhores que a dos Beach Boys) e os extras são sensacionais, especialmente o documentário sobre a gravação do disco, com vários músicos que participaram das sessões de gravação. Infelizmente não há legendas em português, o que limita todo o conteúdo aqueles que dominam o inglês, e a figura de Brian no palco não é nada animada ou animadora. Mas, já que não existe nenhuma versão do cd original disponível no mercado brasileiro (apenas edições importadas), Brian Wilson Presents Pet Sounds Live in London é uma ótima pedida para qualquer um que goste de boa música e nunca tenha tido a oportunidade de ouvir um dos discos mais geniais de todos os tempos.

Se o cd ainda é insuperável, o dvd mostra o que melhor pode haver em termos de "cover". Os shows dos Beach Boys sempre foram meio caóticos, com um jeitão de pouco ensaiados e jamais reproduziram a beleza das harmonias contidas nos dois lados daquele vinil.
fonte: O Dia


Já escrevi aqui sobre esse clássico absoluto e não é novidade para os frequentadores desde humilde blog o quanto gosto dele. Não sou fã de listas do tipo "10 mais", mas esse cd eu certamente levaria para uma ilha deserta. Sobre o show, ele acontece 35 anos depois do original. Então é natural que a presença de Wilson pareça "nada animada ou animadora", como diz o redator do O Dia. Claro porra, o cara encheu a mente de tudo que podia e ficou anos fora de circulação. Estar nos palcos de novo é uma proeza digna de Keith Richards. Essa editoria do O Dia me surpreende a cada dia, sem trocadilho.

Sobre o DVD, tão logo esteja disponível, assistirei e aí conto a vocês. Se você assistir antes de mim, é só mandar suas impressões que eu posto aqui!

Nenhum comentário: